sábado, 24 de outubro de 2015

Bate-papo sobre Florais de Bach - Encontrando as melhores essências para seu filho

Essência Larch - dissolve o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso - e é um dos florais específicos para déficit de atenção.






Por Marise Jalowitzki
24.outubro.2015
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/bate-papo-sobre-florais-de-bach.html

Considerando tantos depoimentos recebidos, de melhoria do quadro nos pequenos, vamos ampliar o tema.

Antes de tudo, quero dirigir-me às mamães que iniciaram o uso com seus pequenos e viram melhoras em alguns campos e, noutros, não. Repito: Mamães, persistam. Tentem até encontrar, junto com o(a) terapeuta, as melhores essências. Continuem tentando, até encontrar os florais ajustados ao caso de seus pimpolhos. Cada um de nós é um universo, com reações de acordo com a visão que cada serzinho fez de suas experiências vividas. Esta interpretação é única. Cada um reage de alguma forma.

Para os que já fazem uso da medicação alopática (psicotrópicos), converse com o neurologista. Os Florais podem ser usados como adjuvantes ao tratamento convencional e, na medida em que as mudanças positivas acontecem, podem possibilitar a redução e, em alguns casos, até mesmo a supressão do tarja preta. Temos vários relatos neste sentido.



O Rescue Remedy é considerado o "coringa" dentre os florais, pois ele contempla muitas reações de situações que todos conhecemos:  O Rescue, como o próprio nome diz, é o floral das emergências.

O efeito de cada flor no Rescue Remedy:

Rock Rose


Este floral atua nos casos de pânico, que paralisam corpo e mente, estados de medo tão intensos que nos deixam sem reação. Situações em que a pessoa pode vir até a desmaiar ou perder as forças . É o floral da coragem.


Impatiens

É o remédio para dor – especialmente os quadros agudos, como uma dor de dente ou a dor do parto. Aumenta o limiar de tolerância à dor e ao estresse.


Clematis

É o floral usado para restaurar a consciência, o equilíbrio, que pode ou não ter sido alterado devido à dor intensa.


Cherry Plum

Esse remédio é indicado para situações em que a pessoa está a beira de perder o controle, é muito indicado em casos de histeria, sob pressão extrema ou medo extremo, auxiliando a se manter equilibrada e centrada.


Star of Bethlehem

Este floral é indicado para situações de traumas e choques, sendo fundamental na fórmula do Rescue Remedy. Ele auxilia a sair do quadro em que se formou a situação limite, liberando a memória e dando ânimo para seguir em frente.

Pode ser, sim, um adjuvante ao tratamento já iniciado na alopatia, e, à medida que vai mostrando os efeitos, o médico que acompanha pode indicar a diminuição gradativa dos psicotrópicos.

E por que em crianças costuma dar tão certo, e em curto espaço de tempo?
De acordo com Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e educadora na Fundação Dr. Edward Bach,  a vantagem do uso de florais em crianças, em relação aos adultos, é que elas têm menos "resistências". "O objetivo dos florais é chegar à essência original do indivíduo, que se perde ao longo dos anos. Acontecimentos durante a vida podem ter levado a pessoa a criar 'defesas' que resultam nos conflitos emocionais. As crianças, assim, estão mais próximas dessa essência".

Os adultos já criaram tantos mecanismos de defesa, o chamado "efeito cebola", que é mais difícil de chegar ao âmago da questão que originou o desequilíbrio. Sem esses conflitos emocionais que levam ao chamado "efeito cebola" no adulto, as crianças podem apresentar comportamentos que prejudicam, principalmente, o rendimento escolar. É preciso tentar descobrir no filhote, seja nos diálogos parceiros em casa, como na terapia psicológica, quais os reais motivos da agitação.

Assim, quando dizemos "ele é agitado", esta agitação pode ter várias causas: medo de errar, medo de ser exposto, falta de segurança (ele pode pensar, até mesmo subconscientemente: "melhor seria estar em casa, com a proteção da mãe!"...) - Neste caso, o Mimulus - que pode ser manipulado sozinho ou em um composto (tem no Rescue) vai ajudar, pois lida com medos de origem conhecida.

Dr. Edward Bach dividiu as 38 essências em 7 principais grupos, para lidar com os diferentes estados emocionais. Estes estados abrangem, por exemplo, a solidão, o medo, insegurança, falta de interesse no presente ( desânimo), hipersensibilidade (às opiniões e influências dos outros), desespero (vontade de fugir, etc.) e controladores (os que gritam, pulam, os chamados "reizinhos", etc.).

Esta flor da imagem, por exemplo, é a essência Larch - dissolve o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso - e é um dos florais específicos para déficit de atenção.

Há mães que relatam: "Eu fui falando e a terapeuta ia escolhendo, na minha frente, algumas das essências, misturou e me entregou o frasco." OK, não está incorreto. Mas, considero bastante importante que a mamãe saiba quais as essências que está levando para administrar em seu filhote, procure ler e se inteirar, para poder dialogar se considera que algum outro possa auxiliar de forma mais certeira. Não se trata de duvidar do terapeuta floral e, sim, de interagir no processo de melhoria. A influência da mãe é relevante e precisa ser considerada, sempre.




Formatos disponíveis no mercado



Líquido diluido em brandy - (álcool 12% usado como conservante) - como costuma ser aplicado em gotinhas sublinguais, cuidar quando se tratar de crianças pequenas (melhor após os 7 anos,  em media, dependendo do físico e saúde em geral), pois podem haver sensibilizações. Caso não houver outra alternativa, diluir as gotinhas em meio copo d'água e mexer bem com uma colherinha, preferencialmente de nylon. Ajuda a evaporar o álcool. Armazenar em local seco e com pouca luz. Tem, em média, uma duração de 3 meses.

- Líquido diluído em glicerina - nem sempre encontrado nas farmácias, guarda do mesmo jeito que o diluído em brandy. Como há pessoas sensíveis aos produtos de origem animal, a glicerina, geralmente extraída de bovinos e outros, pode trazer alguma alergia. Convém observar e, neste caso, optar por outra alternativa. Mesma duração que o anterior.

- Líquido diluído em água destilada - é o melhor para crianças pequenas (até 7 anos, em media, dependendo do físico e saúde em geral). Como não tem nenhum conservante, sua duração é de 15 dias e precisa ser armazenado na geladeira, no meio do eletrodoméstico.

- Pastilhas - são usualmente bem recebidas pelos jovens. Não recomendável para crianças pequenas.
- Cremes - quando aceitos, os cremes podem ser passados em qualquer lugar, especialmente pelas meninas, como se fosse um tratamento dérmico. Já os garotos costumam não receber muito bem esta modalidade.

- Sprays para ambiente - cada vez mais usado, especialmente no lar, na hora de estudar e-ou fazer as tarefas da escola. Também na hora de dormir. Só borrifar.

Quando não é possivel administrar o floral via oral, em casos de inconsciência, por exemplo, ou quando a criança (ou pessoa de qualquer idade) mostrar-se muito tensa, pode-se aplicar sobre os lábios, atrás da orelha e na parte interna dos pulsos e na nuca. A aplicação na face também causa intenso resultado, pois atua rapidamente, reequilibrando e organizando o estado emocional.


Pode-se colocar 15 gotas do rescue Remedy em um borrifador e aplicar no ambiente, atuando sobre a atmosfera e ambiente onde ocorre a tensão, agindo, desta forma, sobre um grupo de pessoas, caso seja necessário.

Em creme, geralmente tem adicionado o Crab Apple (usado para limpeza física e emocional). É utilizado em situações agudas, como picadas de insetos, queimaduras, contusões, dores locais, etc. Ou crônicas, como problemas de pele, pós cirúrgico e etc.

Para os dias de avaliação (provas) das crianças e jovens, por exemplo, os pais também podem passar na parte interna dos pulsos e nuca. Lugares de grande afluência de arterias e nervos, locais de grande fluxo sanguíneo e nervoso. Proporciona alívio rápido.


DOSAGEM

Geralmente, 4 a 5 gotas de floral, 4 vezes ao dia, sublingual. Mas, no caso do Rescue, dependendo da situação, pode-se tomar de hora em hora ou até mesmo a cada quinze minutos, ou de cinco em cinco, dependendo da gravidade. É bom estar atento, pois há situações em que há necessidade de outros elementos de apoio, como amparo médico ou psicológico.


Mais sobre Florais:


TDAH e Florais 


Agrimony - Como a planta pode ajudar o ser humano: “A lição da planta é permitir que você mantenha a paz na presença de todas as provações e dificuldades, até que ninguém tenha o poder de lhe causar irritação.”



Por Marise Jalowitzki
05.março.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tdah-e-florais.html
Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/article/tdah-toc-e-florais-marise-jalowitzki/edit 

"As 38 plantas curam suave mas efetivamente, e como não existem plantas venenosas entre elas não existe nem o medo nem a possibilidade de tomar uma sobredose ou de estar sujeito aos riscos de uma prescrição incorreta."
- Nora Weeks, As Descobertas Médicas de Dr. Edward Bach Médico








 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade




29 comentários:

  1. Até o momento não existe comprovação científica de efeitos positivos dos florais no corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momento esse que pode se tornar eterno, amigo Jorge Luís, a observar o "andar da carruagem" (literalmente - de carruagem em plena era), pois não há o menor interesse da indústria farmacêutica para que tal aconteça. Com os bilhões que fatura anualmente, vai querer substituir a dependencia de vidas inteiras em psicotrópicos, em nome de gotinhas baratas e efetivas??

      A indústria farmacêutica financia e subsidia pesquisas, associações, confederações, seminários, palestras plenas de brindes em escolas, adentra e interfere nos currículos e tendências nas faculdade de medicina, tenta (e, na maior parte das vezes, consegue) interferir na prática médica de tantos e variados especialistas, oferecendo brindes, jantares, finais de semana em resorts famosos.

      COM CERTEZA, e eficácia dos Florais está mesmo na prática, no dia a dia das mães e seus filhotes. E isto é o que importa!! Salvar vidas, devolver a saúde e não a dependência química!

      Há tantos relatos transformados em artigos neste e em outro blog, tantos comentários em nosso grupo TDAH Crianças que Desafiam no Facebook.

      (Infelizmente, cada vez mais a 'comprovação científica' - comprada por muitos cartéis farmacêuticos, está perdendo a credibilidade. Até meados de 1980, por exemplo, a homossexualidade estava 'cientificamente comprovada' como doença...)

      Gratidão pela visita ao Blog.

      Excluir
  2. Comecei a três meses dar florais para meu neto de 9 anos,depois de muitos tratamentos alopáticos sem sucesso.O problema é TDAH + Desatento,é pouco hiperativo e nada agressivo e apresentava tic nervoso(não parava de piscar os olhos) e também um hipotireoidismo subclinico que quando tratado com alopatia só apresentava pioras chegando a ter taquicardia.Ele toma os florais Cerato- Chestnut But- Larch- Walmut- Clematis e Mimulus,estou muito satisfeita com o resultado,o Tic desapareceu totalmente,está dormindo melhor,diminuiu a transpiração ....,e agora estou com esperanças que vai ajudar a melhorar a atenção,a memória e concentração,pois o rendimento escolar está piorando a cada ano e ele perdeu o interesse nos estudos depois de notas baixas e piadinhas dos colegas de classe e muita cobrança de todos.Acredito na eficácia dos florais e tenho certeza que ajudarão meu neto a vencer essa etapa.Grata.Débora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza, Debora! Persevera que tudo vai continuar dando super certo!! Para aumentar a concentração, dá uma olhadinha neste link: TDAH e falta de concentração - Dicas para aumentar a concentração, incluindo os Florais de Bach - Bjs - http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/tdah-e-falta-de-concentracao-dicas.html

      Excluir
  3. Ola minha filha foi diagnosticada com autismo ela esta com atraso na fala e não dá atenção quando chamamos. Será que o Rescue kids ajudaria ela, minha cabeça ta a mil de tanta preocupação, ela tbm trocou o dia pela noite dorme de mais de dia e passa as noites acordadas ela tem 2 anos e meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Juliana, será bem importante procurar um terapeuta floral para ajudar neste acompanhamento à tua filhinha, junto aos demais especialistas. Estimula muito, muito tua pequena, sentando juntinho, participando das brincadeiras, rindo, gostando de verdade do que ela faz, sem julgamentos. O Rescue (respondendo à tua pergunta), vai ajudar nas questões de nervosismo e poderá também dar uma regulada no sono. Pode ser que ela esteja com medinhos de dormir à noite, especialmente se estiver sozinha em sua caminha, em quarto separado. Fundamental que fiques com ela até adormecer profundamente e, em casos mais serios, mesmo dormir com ela próxima. As massagens com óleo de camomila vão ajudar a relaxar (fazer especialmente antes de dormir). Ter um cãozinho adotado vai ajudar bastante também! Ela precisa interagir e, aos poucos, começar a se responsabilizar pelos cuidados com o animalzinho. Isto vai auxiliar em sua autorregulação. Bjs e Felicidades!

      Excluir
    2. a questão da fala pode vir aos poucos, mesmo que demore um tanto mais. Cada criança tem seu próprio tempo. Abs

      Excluir
  4. Estou tomando o Rescue a três dias: 4 gotas 3 x ao dia. Estou sentindo minha ansiedade diminuir... É muito bom, porém, estou com meus reflexos nada apurados... Isso é normal? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes reflexos nada apurados, amigo, deve ser relaxamento, que o corpo interpreta como "vontade de dormir" ou, pelo menos, ficar sem fazer nada, dar um trato à mente. O ócio é muito importante para tomar decisões importantes; Ficar sem fazer nada. Caso não possas te proporcionar isto agora, diminua as gotinhas e vá aumentando gradualmente. Também, não sei qual a graduação alcoólica que fizeram a tua composição. Aqui, costumamos fazer a 5% (dura um mês) ou pedimos a diluição em água destilada )dura 15 dias e guarda em geladeira). Caso teu composto tenha mais que isto de gradua~]ao alcoólica, é só misturar as gotinhas em meio copo d'água, mexer, que o álcool facilmente evapora. Depois, quando se ajustar isto, podes ver algumas essencias específicas para concentração, onde o Wild Oat é o mais forte deles (aí, podes fazer um novo composto Wild Oat -foco + Larch + - auto confiança). Vai vendo. Procura encontrar um terapeuta floral para andar juntos nessa bela empreitada. Abs

      Excluir
  5. Boa noite meu filho toma o floral de rescue a 15 dias percebir melhora na fala e mais calmo , tem momentos de hiperatividade porém menor . Ele estar dentro do espcto autista essa semana vários avanços até pedir para colocar o desenho da pepa e sentar para assistir. Quanto tempo em media devo continuar com o RESCUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quanta notícia maravilhosa, Sheila querida! Desejo, de coração, que continue assim, melhorando sempre mais!

      Com relação ao tempo de uso do Rescue Remedy Kids, não existe uma recomendação exata. Como as essencias florais não possuem QUALQUER restrição, nenhum efeito colateral adverso, podes ir seguindo com ele enquanto considerares necessário. Como tdah e autismo não são doenças (pois, para ser denominado doença tem de haver uma cura, o que não é o caso, pois são características de pessoas diferentes umas das outras) pode ser qye a ansiedade, por exemplo, siga por toda a vida, pois é um traço. Eu, por exemplo, sou ansiosa e agitada desde que me conheço por gente! rsrs tenho sempre um Rescue comigo. Por vezes não faço uso por dias, depois retomo.

      Vai avaliando!

      Aos poucos, podes ir adicionando um novo composto, como o White Chestnut (ansiedade e nervosismo, vai ajudá-lo também a aceitar afagos, toques) e, caso ele apresente agressividade, aí estão o Beech, o Impatiens, o Chestnut Bud, além do Larch (para aumentar a autoestima).

      O melhor é sempre fazer uso do acompanhamente de um terapeuta floral, pois ele vai avaliando o caso periodicamente.

      Felicidades e Gratidão pela visita ao blog.

      Excluir
  6. Boa noite... tenho56 anos e recentemente fui diagnosticada com TDHA, estou estudando e tenho dificuldade de memorização, retenção do conhecimento e memorização, gostaria de obter ajuda,
    Grata
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna! Há várias ações que irão beneficiar este quadro.
      - Um homeopata pode te receitar gingko biloba (geralmente 24% e uma cápsula/dia em jejum.
      - as oleoginosas auxiliam bastante na concentração (3 castanhas do Pará por dia é o indicado), também amêndoas (deixadas em molho para ativar o dna por 8 horas no mínimo) - são as mais conhecidas e usadas. Também é possível fazer um leite vegetal com elas (basta bater no liquidificador com água e coar). Fica super gostoso!
      - Outro incentivador da atenção-concentração é o pinus pinaster, também usado em cápsulas.
      - Diminuir o mais possível o uso do trigo e carne vermelha.
      - Para um bom sono (essencial para aumentar a concentração), banho morno e-ou massagem com óleo de camomila antes de dormir, alimentação leve à noite, ambiente escuro, pouco ou nenhum equipamento eletrônico do quarto, roupas de algodão, tanto na cama como pijama.
      - Ao estudar, uma tarja de papel amarelo ouro no topo do livro-apostila ou mesmo notebook, estimula o intelecto.

      Desejo Felicidades!
      Abs
      Marise

      Excluir
  7. Olá ,meu filho tem 8 anos e ele tem TDAH ,já faz tratamento medicamentoso com 20mg de R****** (remédio tarja preta) a bastante tempo,porém ele não está fazendo mais efeito,ele regrediu tudo de novo. Será que se eu combinar esse medicamento com algum floral vai dar certo ?
    Obs:o problema maior dele é a agressividade ,e a falta de concentração.
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Eliza, com os psicotrópicos é sempre assim!!! Ou dá problema logo no início, ou leva um tanto mais! Inúmeras mães relatam que, após um tempo de uso, volta tudo ao que era antes, ou piora bastante!!! Como ele toma há bastante tempo Médicos criteriosos falam em 1, máximo dois anos, mesmo em casos mais graves...), nem podes e nem deves interromper de súbito esta medicação pesada (ritalina é uma anfetamina, na mesma classificação que a cocaína!!!). Os Florais ajudam, sim, e muito, no chamado 'desmame', que é a diminuição nas doses e o espaçamento entre uma administração e outra. Em MUITOS casos - devidamente acompanhados - a retirada total deste psicotrópico e o tratamento com Florais (ou homeopatias, ou fitoterápicos) acontece em 2, por vezes, 3 meses. Vai firme, amiga!

      Excluir
    2. Recomendo, também, ler este artigo: http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/tdah-e-falta-de-concentracao-dicas.html

      Excluir
    3. e este:
      http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/hiperatividade-desatencao-tdah-kit.html

      Excluir
    4. Minha querida!! Ido bemmmmmm
      Além do Tdah meu filho tem TOD , no momento o TOD é insuportável!! Minha terapeuta se mudou... Qual floral seria bom e melhor TOD
      Um bjo

      Excluir
    5. Sandra, o mais indicado mesmo é tratar com acompanhamento de um terapeuta floral (Lá no Grupo do Facebook - de igual nome deste blog TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM - tem vários que atendem via whats ou Skipe. Tenta entrar em contato, pois o monitoramento é imprtante.
      Deixo algumas dicas, conforme pedes:
      Florais de Bach
      Para tratar a impulsividade, irritabilidade e nervosismo gerados pela impaciência, a essência Impatiens pode acalmar e estimular os pequenos a cumprir suas tarefas "sem pressão".
      Para combater o baixo rendimento, que pode ser reflexo da baixa auto-estima, a essência indicada é Larch, que atua para dissolver o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso.
      Para rebeldia e agressividade, Agrimony, que desperta a serenidade, a forma mais tranquila de enfrentar as situações desafiadoras.
      Para um sono mais tranquilo - grande aliado na obtenção do equilíbrio cotidiano - White Chestnut.
      Para aumentar a concentração, Wild Oat.
      Pode usar todos eles em mesmo composto (vidrinho único).
      Procure um terapeuta floral (médico homeopata, naturólogo, medicina antroposófica, etc.) para efetuar um acompanhamento promissor!

      Excluir
  8. Boa tarde, tenho uma filha de 6 anos que a duas semanas apresentou tics nervosos a pediatra e neuro disse que não é nada, porém andei pesquisando e descobri que existe uma síndrome que causa esses tics, a síndrome de tourette, gostaria de saber se a relatos de eficácias nesses casos de tiques com florais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florais costumam dar excelentes resultados em todos os transtornos e problemas, especialmente em crianças, que possuem um corpinho em formação, em desenvolvimento e ainda não tão sobrecarregados der químicos, tóxicos e todo o demais que caracteriza o ser adulto.
      Pergunto: os tiques são intensos? Quais? São intermitentes ou se manifestam em momentos determinados? Quais as situações (muita gente, tarefas escolares, assistindo tv, sozinha, em grupo...)
      Ela já toma algum psicotrópico? Pois pode ser efeito colateral, caso esteja ingerindo drogas psiquiátricas.
      Se não, tens ideia de qual o motivo detonador dessa ansiedade?
      Querendo, contata através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com

      Excluir
  9. Boa noite meu filho tem 10 anos o passifloral pode ser administrado nele? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. OLá Marise!
    Faço de uso de florais quando necessito.
    Terias indicações de terapeuta floral pediátrico? Tenho um bebê de 18 meses.
    se puderes me retornar c/ as indicações através do mail tatiane@zenwall.com.br
    Muito grata! grande abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Descobrir as causas, ouvir a criança, proporcionar ambiente tranquilo, onde possa se abrir, seja em terapia, seja em casa (melhor se for uma prática cotidiana), onde a criança se sabe e se sente respeitada, pode ser ainda mais produtivo e eficaz que medicar.
    Claro que há momentos em que as mães querem jogar a toalha! E não é pra menos! Somos tod@s human@s!

    Agora, quando a criança sente a mudança na forma de ser tratada, especialmente pelos pais, quando percebe que pai e mãe estão do lado dele(a), que gostam de verdade (e demonstram isto), muita coisa muda. E muda pra melhor.

    ResponderExcluir
  12. Olá , minha filha tem 5 anos está passando por um problema de ansiedade fica com medo de ficar na escola chora muito e tem ânsia de vômito. Será que esses florais poderiam ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM TODA CERTEZA, querida Kedna! O que precisas identificar é a CAUSA deste medo. Segundo Dr. Edward Bach, há vários tipos de medo e, para isto, florais diferentes. Por isto é importante que procures um terapeuta floral oupede para falar com o farmacêutico em uma farmácia de manipulação homeopática. Ele tem a formação e pode te orientar. (Ela está tomando os psicotrópicos tarja preta para tdah? Se sim, pode ser efeito colateral desta medicação. Não para de dar por conta própria, tem de ter acompanhamento do homeopata ou terapeuta floral, ou médico funcional. Ele vai te orientar como ir espaçando esta droga psiquiátrica, CONJUNTAMENTE ao uso do floral - ou fitoterápico - até o desmame). Fundamental o acompanhamento do especialista. Bjs e Bençãos!

      Excluir
  13. Rescue, composto para emergências, é sempre um salvador, literalmente!!

    ResponderExcluir
  14. MEDO
    ROCK ROSE - Hellianthemum nummularium
    Aspecto negativo: medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves.
    Aspecto positivo: coragem heróica. Desprendido de si próprio.
    MIMULUS - Mimulus guttatus
    Aspecto negativo: medo e temores de coisas conhecidas, de doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.
    Aspecto positivo: coragem de enfrentar todas as situações sem medo.
    CHERRY PLUM - Prunus cerasífera
    Aspecto negativo: descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo.
    Aspecto positivo: controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.
    ASPEN - Populus tremula
    Aspecto negativo: medo vago e indefinido, medo do desconhecido, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.
    Aspecto positivo: viver o novo como uma aventura e confiança no Divino.
    RED CHESTNUT - Aesculus carnea
    Aspecto negativo: preocupação ou medo que aconteça algo de ruim com seus seres queridos. Pensamentos desprotetor.
    Aspecto positivo: Pensamento protetor e positivo em relação ao seres queridos.

    ResponderExcluir