sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

TDAH e a Exclusão

Aceitação das diferenças se aprende em casa e se pratica a vida inteira - Crianças, Pais, Alunos, Professores, todos precisam exercitar!

                                                   TDAH e a Exclusão
Por Marise Jalowitzki - 12.fevereiro.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/02/tdah-e-exclusao-por-marise-jalowitzki-12.html

Uma amiga comentou: "Há meninos e meninas que ninguém convida para os aniversários, por exemplo. Há crianças especiais que querem pertencer a uma equipe, mas não os recebem, por que é mais importante ganhar do que formarem crianças. Crianças com necessidades especiais não são raras ou estranhas. Elas só querem o que todos os outros, querem ser aceitas!! Posso fazer um pedido? Há alguém disposto a copiar e colar isto em honra de todas as crianças que merecem uma oportunidade? Obrigada!"
Realidade dura! E, infelizmente, verdadeira! E mais comum do que se pensa! Dói na Alma, por vezes, sentir isto nas relações até mesmo entre irmãos. E, na escola, "amigos" que se aproximam para iludir, fazer de conta que são amigos e, depois, rir nas costas, entre o grupo... D-I-F-Í-C-I-L!! Difícil pra mamãe, que a tudo assiste e o coração fica em pedaços! Difícil, por vezes, para o pai, que costuma "ficar bravo" com o filho "por ser assim", papis que por vezes sentem vergonha do comportamento do(a) filho(a), sem entender que não depende dele e sim deste mundo torto, pleno de adultos que não passam às crianças a livre convivência com as diferenças! Pois eles mesmos, adultos, segregam, excluem e são preconceituosos!! E, principalmente, difícil, dolorido, para o próprio pequeno, que a tudo assiste, que tudo sente, que entendem da forma mais sensível, que está sendo posto de lado, que está sendo alvo de deboche. Embora não entenda bem, ele sente!
Uma criança, logo que nasce, não vê diferenças. Elas são impostas pelos adultos cuidadores!!
Dói ver que estes queridos sensíveis, querendo ser aceitos, querendo brincar, querendo expandir seu afeto, procuram sempre de novo e de novo aqueles que o fazem de chacota!
E os videos de bullying? Noutro dia voltei a ver alguns videos sobre bullying e é de cortar o coração! COMO a nossa fiscalização não retira imediatamente tais videos? Nem quando se reclama se é atendido!! Pra que CONAR, ECA, denúncia ao facebook? aos sites especializados? ao MP? Tudo continua por lá, exibindo a criança-alvo!
Hora de chorar, sim! Mas, também, hora de levantar esta bandeira, de gritar ao mundo que o preconceito é uma forma podre de viver e nã-ser! Qe as crianças sensíveis merecem o respeito, o Amor, a Compreensão! Do fundo do meu Coração, COMO QUERO ainda nesta Vida, transitar em um Mundo Mais Aceitador e Amoroso! E não ter de perceber que tantas crianças acabam sendo dopadas (e querendo ser dopadas!) para serem "como os normais!" (o que nem sempre conseguem, igual! e isso sem falar nos danos futuros!!). Encontro muitos jovens que, com ou sem o uso dos famosos tarja-preta, adentram a idade adulta sem vontade de conviver, ensimesmados e tristes. Está na mão de cada um, que "gosta de apontar o dedo", fazer a diferença! Que o Amor tome conta da Humanidade! Bençãos!
Querendo, leia também:
O que é ser 'diferente'? Posso resumir em uma única palavra: sensibilidade

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, blogueiro e colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 


TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família






Nenhum comentário:

Postar um comentário