terça-feira, 12 de julho de 2016

Entendendo o marco legal da primeira infância - 4º Seminário aconteceu neste mês de julho



Importante video para entender a abrangencia da Lei recém aprovada. Na foto: Rubens Bias (e) entrevista Fábio Paes, presidente do CONANDA - Conselho Nacional de Direitos da Criança e Adolescente

Entendendo o Marco Legal da Primeira Infância
Políticas Públicas de Proteção à Primeira Infância

106 crianças morrem por dia no Brasil
Mais de 8 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de extrema pobreza
54 gestantes morrem a cada 100 mil nascimentos
Mais de 8 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão fora das creches
Fonte: Fundação Abrinq

A cada 10 minutos uma criança é vítima de violência
Uma, a cada quatro crianças envolvidas em casos de violência sexual infantil, tem menos de 1 ano


Fonte: Viva

Importante video para entender mais do que está sendo construído em termos de políticas públicas.
No minuto 6 (do video), há explicação sobre a funcionalidade e responsabilidade dos municípios, que é onde o cidadão precisa estar também atento e onde também pode intervir.


"É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA!"
(provérbio africano)


O Marco Legal é amplo e, por vezes, complexo. Este video explica pontos BEM importantes:
- Abrange o pré-natal até os 6 anos
- O papel do pai na criação e acompanhamento do filhote
- Intervir na publicidade infantil
- Qual o papel de todos os cidadãos, já que somos todos responsáveis
- Necessidade de um debate intersetorial e multiprofissional
- Responsabilidade dos municípios, estado e federação, revendo as diferenças regionais ("Não pode ter uma régua única)
- Violência Infantil - necessidade de mudanças estruturais e de concepção. Punir não educa!
- Qualificação em todas as áreas


"Países ricos são os que mais aplicam em políticas públicas de abrangencia social."
"Nós temos ótimos projetos, ótimas leis, ótimos programas, mas a execução, em virtude do Pacto Federativo, emperra."
"Um bom acompanhamento na primeira infância é ter uma população adulta exemplar."

"Falamos agora na primeira infância, vamos falar agora da outra infância e da adolescência. Uma Ação conjunta! Um Sistema de Garantia e Direitos para Crianças e Adolescentes" (Pres, CONANDA)


Entrevistador: Rubens Bias - CONANDA

Video publicado em 18 de mar de 2016
Entenda um pouco sobre a primeira infância.

Entrevistados:
:: Fábio Paes - presidente do Conanda
:: Rodrigo Torres - Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
:: Vital Didonet - Assessor Legislativo da Rede Nacional pela Primeira Infância
:: Aurélio Araújo - Secretário da Criança, Adolescente e Juventude GDF
:: Mariza Abreu - Consultora em Educação da Confederação Nacional dos Municípios
:: Perla Ribeiro - Subsecretária de Política da Criança GDF

Este vídeo foi produzido por ocasião da avaliação final da disciplina Economia do Setor Público do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - Brasília - CIPAD sob orientação do professor 
Istvan karoly kasznar, PHD

https://www.youtube.com/watch?v=omU4R2uOiKA




Em julho 2016, as tratativas seguem:

Seminário sobre marco legal da primeira infância reúne esforços para viabilizar lei


http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/07/05/seminario-sobre-marco-legal-da-primeira-infancia-reune-esforcos-para-viabilizar-lei

Video 4º seminário: https://www.youtube.com/watch?v=qzogqUUY0yo



Projeto Roraima FAMÍLIAS QUE ACOLHEM


Projeto Família Que Acolhe desenvolvimento integral
da criança, de 0 aos 6 anos

Ações desta natureza precisam ser disseminadas em cada município brasileiro!
Divulgue!



(publicado neste blog em 14.julho.2016)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/07/exitoso-projeto-em-boa-vista-roraima.html




Querendo, leia também:

TDAH - Diário Oficial publica Resolução do CONANDA sobre o direito de crianças e adolescentes a não serem excessivamente medicalizadas - Por Rubens Bias

Art. 2º A criança e o adolescente têm direito à proteção integral, particularmente ao acesso a alternativas não medicalizantes para seus problemas de aprendizagem, comportamento e disciplina que levem em conta aspectos pedagógicos, sociais, culturais, emocionais e étnicos, e que envolvam a família, profissionais responsáveis pelos cuidados de crianças e adolescentes e a comunidade. RESOLUÇÃO Nº 177, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015


E mais:
O Poder Público (e não as farmacêuticas, como vem acontecendo! Leia AQUI) é que irá promover orientação para familiares e capacitação para profissionais responsaveis pelos cuidados de crianças e adolescentes!

Que venham as Ações Práticas! Ponto!

Mamães, sabem o que isto significa??? Nenhuma mãe mais vai sair com um receita de psicotrópico e "diagnóstico" de TDAH na primeira consulta! Por maior cuidado com nossas crianças!!

Mamães, agora podem CONTESTAR quando algum médico estender a receita de ritalina (ou outro) na primeira consulta. Chega!




http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/12/tdah-conanda-publica-resolucao-pelo-fim.html





TDAH - Palestras nas Escolas patrocinadas pela indústria farmacêutica
- Esta ação conta com o aval do MEC e do MSaúde?

Isto pode?  E o tempo da palestra está valendo como atividade complementar para a Graduação. Quem avalizou? No folder-convite há uma menção "Válido como Atividade Complementar de Graduação" - Então, tem a autorização do MEC?  e do Ministério da Saúde? Qual a posição da ANVISA? Precisamos saber!!

 Programa “Toda Atenção para uma vida mais completa”
Quais os objetivos?
- “Capacitação e Formação” de Educadores, antes mesmo da orientação do MEC e MS? 
- Ou incentivo ao aumento do consumo de psicotrópicos em crianças e jovens (Ritalina, Venvanse, Concerta, Aderall)? 


http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/08/tdah-palestras-nas-escolas-patrocinadas.html


Leia sobre - Recomendação da APA:


Inclusão e Inserção





"O metilfenidato é uma anfetamina que pode causar danos graves sim, e pior ainda quando administrada em pequenos, que ainda não tem capacidade de decisão sobre suas vidas. Hoje, pais se sentem lesados e traídos, exigem que sejam amplamente repassadas todas as informações, apresentados todos os riscos,antes de iniciar o tratamento farmacológico e que sejam acenados também os outros tipos de tratamento, onde o acompanhamento psicológico é o principal. E, com relação aos manifestos do segundo grupo, dos portadores dos sintomas que identificam o TDAH, e que querem ser reconhecidos como doentes (e não como ‘vagabundos’ ou  ‘retardados’) é um direito cidadão que lhes assiste, sem dúvida nenhuma. Os sintomas são notórios, os problemas e embaraços, também." 

Livro TDAH Crianças que Desafiam (págs. 10 e 11)

Lembrete de Marise Jalowitzki
Caso seu filhote já esteja na medicação continuada dos medicamentos controlados, e você está pensando em parar, não suspenda por conta própria. Leia este lembrete:


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.Especialista em Desenvolvimento Humano, defensora de uma infância saudável, antimedicalização. Escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



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