quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ritalina não melhora o desempenho neural
, diz estudo da Unifesp

Ritalina não melhora o desempenho neural
, diz estudo da Unifesp

Menos pressão. Mais Inovação nos currículos. Mais Amor. Mais Compreensão. Brincar mais. 

O que já sabíamos. Só que os estudos eram 'lá-de-fora', sem maior divulgação por aqui. E, mesmo agora, por que estes resultados não são divulgados com, pelo menos, a mesma intensidade e frequencia que os "anúncios publicitários" pró-metilfenidato? O estudo ficou concluído em 2013!!!



Publicado neste blog em 10.agosto.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/08/ritalina-nao-melhora-o-desempenho.html

Prescrito para o tratamento de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e de narcolepsia (crises de sono incontroláveis), o medicamento metilfenidato, comercializado com o nome de Ritalina, tem sido usado sem acompanhamento medico por estudantes que acreditam que a droga pode “turbinar” o rendimento intelectual, diminuindo a necessidade de sono e favorecendo a memória. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no entanto, descobriram que, além de não ter efeitos cognitivos esperados no cérebro de pessoas saudáveis, a “pílula da inteligência” ainda pode aumentar a chance de desenvolver problemas cardiovasculares. 



A psicóloga Silmara Batistela dividiu 36 voluntários entre 18 e 30 anos em quatro grupos: um deles  tomou placebo e os outros uma dose única de 10 mg, 20 mg ou 40 mg de Ritalina. Em seguida, todos fizeram testes cognitivos. Segundo Silmara, o desempenho foi semelhante, independentemente de terem tomado o remédio ou da quantidade administrada, o que sugere que o medicamento não aprimora as funções neurais, apesar de os que ingeriram a dose de 40 mg relatarem maior sensação de bem-estar, o que é compreensível, pois a droga é um estimulante. 



Medicamentos “turbinadores” têm ganhado popularidade entre vestibulandos, adultos jovens que estão estudando para concursos ou em situações de grande pressão por resultados. A segurança da  Ritalina como aprimorador neural não é comprovada e, no Brasil, ela é  comercializada para esse fim de forma ilegal. Estudos sugerem, aliás, que o uso contínuo aumenta o risco de dependência, complicações cardiovasculares e, em um grupo restrito de pessoas, pode até piorar o desempenho cognitivo.

Fonte:
Cientific American - Mente Cérebro
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/estudo_brasileiro_mostra_que_ritalina_nao_melhora_o_desempenho_neural_e__8232.html#.UZ_Rb-q2EVQ.facebook

Querendo, leia também:
TOD - Transtorno Opositivo Desafiador
- ou TDO - Transtorno Desafiador Opositor - Crianças
geralmente costumam receber 'diagnóstico-múltiplo',
onde mais de um 'transtorno' é 'identificado', além de TDAH.
“Antigamente as comunidades tinham em alta conta os destemidos, os lutadores, os caçadores, os guardiães e os exaltavam. Eles concediam um sentido especial ao ambiente e eram reconhecidos por isso. Hoje, são encaminhados para tratamento e diagnosticados como doentes.” (Ulrich Fegeler, da Associação Médica da Criança e do Adolescente na Alemanha)
(págs 84-85 - Livro TDAH Crianças que Desafiam)

TDAH sem Ritalina - Com 20 dias de ritalina, meu filho estava sem forças pra brincar, comer, indo ao banheiro a todo instante, olhando pra gente chorando - Amo meu filho e isto não podia continuar

"Amo meu filho! Não importa se ele será 
tratorista, sanfoneiro, médico ou catedrático!




Do Livro TDAH Crianças que Desafiam
"Como acreditar que tudo, de um momento para outro, será resolvido com uma porção da 'Pílula da Obediência' que apenas funciona para que o aluno foque durante um curto espaço de tempo, sem que fique comprovado que tenha realmente aprendido?" (pág 11 e 12)
Depoimento de Leda Mara Peruchi Trevisan, bióloga
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-sem-ritalina-com-20-dias-de.html 

E mais:

Protocolo de Autópsia - Morte do Menino Matthew devido ao uso prolongado de Ritalina
""Insuficiência Coronária Aguda devido a Doença Isquêmica do Coração devido ao uso a longo prazo de metilfenidato (Ritalina)"- Ritalin, em inglês. Dr. Ljuba Dragovic, o Chefe Patologista de Oakland County, Michigan
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/protocolo-de-autopsia-morte-do-menino.html

Caso seu filhote já esteja na medicação continuada dos medicamentos controlados, e você está pensando em parar, não suspenda por conta própria. Leia este lembrete:


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.Especialista em Desenvolvimento Humano, defensora de uma infância saudável, antimedicalização. Escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário