quinta-feira, 9 de novembro de 2017

TDAH e Distúrbio do Sono - Complicações da Insônia

Figura ilustrativa publicada no site do Dr. Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade

Este post é uma transcrição de tópicos contidos nos links mencionados ao final (Acesse para ler na íntegra). Todos relacionados ao Distúrbio do Sono.

TDAH e Distúrbio do Sono - Complicações da Insônia

em 09.novembro.2017
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/11/tdah-e-disturbio-do-sono-complicacoes.html

"Mesmo que os estudos ainda não tenham chegado a conclusões exatas sobre a relação entre alterações no sono e TDAH, o conhecimento existente já é suficiente para se afirmar que é muito importante que se avalie a qualidade do sono da criança durante sua investigação diagnóstica. 

Caso haja suspeita da presença de um distúrbio do sono, deve-se procurar profissional especializado, para que seja feito o tratamento adequado, a fim de se eliminar os sintomas para, assim, poder ter um quadro mais claro em relação à presença e gravidade dos sintomas relativos à TDAH e estabelecer o tratamento mais adequado, com melhores resultados."




O que acontece após uma noite mal dormida
A principal manifestação de um problema crônico de sono em adultos é a sonolência diurna exagerada. Em crianças, uma maior agitação, maior porpensão a acidentes, ri muito, grita, corre.
"As primeiras manifestações dos distúrbios do sono são as alterações do humor e as alterações de memória e capacidades mentais (cognitivas), como aprendizado, raciocínio e pensamento. Para alguns, basta uma noite mal dormida para que a pessoa esteja mal no dia seguinte, principalmente menos tolerante, irritadiça, e com dificuldades de memória, podendo surgir também dor de cabeça." 

Quais os distúrbios comuns do sono
"Os distúrbios de sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono.

A Apnéia Obstrutiva do Sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea ao nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos. Após esta parada no fluxo de ar para os pulmões, o paciente acorda, emitindo um ronco muito ruidoso. A apnéia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes durante a noite, havendo pacientes que apresentam uma a cada um ou dois minutos. Durante a apnéia, a oxigenação sangüínea pode cair a valores críticos, expondo o paciente a problemas cardíacos. A apnéia obstrutiva do sono ocorre em cerca de 5% da população geral e em 30% dos indivíduos acima dos 50 anos de idade, sendo também mais comum em homens.

A Síndrome das Pernas Inquietas é a mais comum das doenças do sono, da qual poucos ouviram falar. Afeta cerca de 7% da população e se caracteriza principalmente por uma sensação desagradável nas pernas, profunda, nos ossos às vezes, como se fosse uma coceira ou friagem, choque, formigamento, e eventualmente dor. Estes sintomas são acompanhados de uma sensação de angústia e imensa necessidade de mover as pernas, ou ainda massageá-las, alongá-las ou mesmo espancá-las em algumas situações. Os sintomas ocorrem principalmente na hora de se deitar, mas podem ocorrer em qualquer momento em que o indivíduo fica parado (sentado ou deitado), seja para descansar ou qualquer outra atividade que não exija movimentos. Os sintomas da síndrome das pernas inquietas podem ser tão intensos que o paciente não consegue iniciar o sono

O RoncoUm sintoma muito característico de distúrbio de sono é o ronco. O ronco ainda hoje é interpretado popularmente como sinal de que o indivíduo dorme bem, mas é justamente o contrário.

Quem ronca está esforçando sua musculatura respiratória para além de seus limites, e está sobrecarregando o coração de trabalho. Ao longo do tempo o indivíduo que ronca pode ficar hipertenso e/ou apresentar infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Quem ronca pode ter apnéia obstrutiva do sono, e outros indícios desta doença podem ser a obesidade, prejuízo de memória, dificuldade de raciocínio, diminuição da libido, disfunção erétil (impotência), pescoço grosso, circunferência abdominal elevada, boca pequena, queixo para traz, amígdalas grandes."


Como se dá o diagnóstico da insônia
"Pacientes com insônia devem ser adequadamente avaliados por um médico especializado em Medicina do Sono. Este poderá utilizar-se de um Diário do Sono preenchido pelo paciente ao longo de 1 a 2 semanas onde ele registrará os horários em que levanta-se, deita-se, cochila, toma café, faz exercícios, etc. Isto será de grande utilidade para a abordagem do médico. 
Poderá ainda ser solicitada uma Polissonografia (exame do sono) para detectar-se possíveis outras doenças do sono que estejam contribuindo para a insônia."


Medicina do Sono é reconhecida como nova especialidade médica
"Uma importante conquista para os portadores de distúrbios do sono: em agosto de 2011 a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina reconhecem oficialmente a Medicina do Sono como área de atuação médica.
É chamado MÉDICO DO SONO aquele que possui especialização em MEDICINA DO SONO, com duração mínima de 1 ano, possuindo conhecimentos e prática na área de pneumologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e neurologia relacionados aos diversos distúrbios do sono (ronco, apnéia do sono, insônia, sonambulismo, pesadelos, etc). Deve ter ainda a aprovação em prova de título de especialista onde são testados os conhecimentos naquelas áreas."
"Uma conquista para os portadores de distúrbios do sono! O MÉDICO DO SONO deve possuir especialização em MEDICINA DO SONO adquirindo conhecimentos e prática nas áreas de neurologia, psiquiatria, pneumologia e otorrinolaringologia relacionados aos diversos distúrbios do sono (incluindo Polissonografia e outros exames do sono), além de aprovação na prova de título de especialista onde são testados os conhecimentos naquelas áreas." -  declara Dr. Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade, médico com especialização em Mediciina do Sono pela Faculdade de Medicina da USP.

Por que o neurologista é o profissional a lidar com problemas do sono?
"O neurologista recebe treinamento clínico e neurofisiológico específico, aprendendo as bases do funcionamento cerebral e suas consequências no comportamento humano. O treinamento clínico permite ao neurologista cuidar das repercussões sistêmicas das doenças do sono e as bases neurológicas permitem que faça diagnósticos diferenciais e investigue outras possíveis causas neurológicas para as manifestações do paciente. O sono normal ou seus distúrbios estão associados ao bom ou mau funcionamento cerebral, respectivamente, e o neurologista conhece profundamente a anatomia, fisiologia, fisiopatologia e clínica do sistema nervoso. 

Outros especialistas também podem cuidar de insônia, como psiquiatras, pneumologistas e otorrinolaringologistas, desde que tenham treinamento em distúrbios do sono."



Serviram de Fontes e Referências:
- Academia Brasileira de Neurologia - http://www.cadastro.abneuro.org/site/conteudo.asp?id_secao=31&id_conteudo=35

Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade - http://www.disturbiosdosono.net/index.shtml - CRM-SP 118.088 - Médico com Especialização em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Brasileira de Medicina do Sono - ABRASONO. Membership of the American Academy of Sleep Medicine- AASM

- Distúrbios do Sono - http://www.disturbiosdosono.net/insonia.shtml 

- Anúncio televisivo sobre Medicina do Sono ser reconhecida como especialidade médica - https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=KtUzJZClq68

Querendo, leia mais sobre o tema: 



Nem sempre TDAH - Distúrbio do Sono 



(...) “Ao contrário dos adultos, que demonstram cansaço e fadiga no dia seguinte a uma noite mal dormida, as crianças com insônia ou que dormem mal, continuam alertas durante o dia, apresentam menos fadiga  do que os adultos, mas apresentam mais inquietação e desatenção.” A afirmação é da especialista do sono Sabine Scholle, do Hospital Robert Koch de Apola, na Turíngia-DE. (pág 170 e 171 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM de Marise Jalowitzki)

Por Sergio José Nunes (dentista do sono)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/10/nem-sempre-tdah-disturbio-do-sono.html




Entenda a associação entre déficit de atenção e
 distúrbio do sono - "O estudo abre a 
possibilidade de desenvolver tratamentos
para o transtorno sem o uso de medicamentos. 

TDAH e INSÔNIA - 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno, segundo um novo estudo

Marise Jalowitzki
09.novembro.2017

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/11/tdah-e-insonia-75-das-pessoas-com.html



Dormir não significa ter qualidade no sono. 
Insônia apresenta perturbações diversas, que 
muitas vezes os pais nem notam. Déficit de 
atenção e hiperatividade



Marise Jalowitzki
 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Especialista em Desenvolvimento Humano. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Póa-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.marisejalowitzki.blogspot.com.br

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM

Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário