quinta-feira, 9 de novembro de 2017

TDAH e Sono - 10 dicas que possibilitam ao seu filho uma noite bem dormida

Dormir não significa ter qualidade no sono. Insônia apresenta perturbações diversas, que muitas vezes os pais nem notam. Déficit de atenção e hiperatividade

Adendo em 09.junho.2018 - Leia também:
SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal e TDAH
Por Dr. Marcio Iwaí




Marise Jalowitzki

Outro dia um pai contatou sobre o filhote de 3 anos, diagnosticado tdah e conversamos. Quando perguntei sobre o sono dele, respondeu:
- Ele dorme bem. Deita cedo e só acorda pela manhã.
- Ele dorme quietinho ou se mexe?
- Ah, se mexe muito, mas continua dormindo... também conversa bastante, por vezes se levanta, mas sem acordar.

Ao contrário do que pais e mães possam pensar, um sono assim não descansa, não recupera, não tonifica. Siga estes passos e, caso não resolva, procure um médico que tenha a especialização em Distúrbio do Sono (dentista, fonoaudiólogo, neurologista, etc.).

Seguem as dicas:
1) Chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir
, assegurando uma rotina o mais natural possível, sem estresse, correrias ou agitações.

2) Evitar, o mais possível, que o filhote faça as tarefas da escola à noite. Caso isto não seja possível, inicie o mais rapidamente, para que, pelo menos, haja duas horas de espaço entre o conluir das tarefas e o deitar para dormir. (para os adultos, significa desligar do trabalho!)

3) Realizar tudo que sabe sobre relaxar e aquietar a mente: tomar banho morninho, colocar pijaminha de algodão, talvez ouvir uma música relaxante ou ver uma livro-gibi com historias sem lutas, contendas e-ou ofensas. 

4) Dar e-ou receber massagens de relaxamento, que podem ser mesmo sobre a roupa, de costas. Funciona, é carinho e aconchego e relaxa.

5) Realizar exercícios de alongamento, yoga, meditação são os melhores. Nada de exercícios intensos próximo à hora de dormir. 

6) Evitar uso de alimentos excitantes, bem como atentar para a quantidade a ingerir. A última refeição do dia deve ser o mais leve possível. 

7) Beber um tanto de água, ou um chazinho de camomila, tanto antes de dormir, como ao levantar, tonifica o cérebro, pois leva oxigênio até ele, deixando as ideias mais claras, sem pensamentos recorrentes, além de tonificar, também, o coração. Ajuda o subconsciente a organizar as ações vivenciadas no dia.

8) Evitar de assistir tv ou alguma outra apresentação televisiva até duas horas antes de dormir (isto inclui games, celulares, tablets). Os instrumentos eletrônicos, além de excitar visualmente com suas imagens aceleradamente apresentadas, também emite radiações tóxicas, o que é (todos sabemos) altamente prejudicial.

9) As antigas rodas de conversa em família, onde pais contam historias de sua infância e crianças podem contar o que aconteceu durante o dia funciona que é uma beleza! Além de produzir uma integração que, muitas vezes, já quase nem existe nas famílias.

10) Cuidar da iluminação é fundamental. à noite, deixar o ambiente o mais escuro possível. Sono-com-luz não descansa. Pela manhã, quando o pimpolho acordar, procure proporcionar um ambiente bem arejado e iluminado, com a luz do dia, ou seja, luz natural. Abrace-o e lhe deseje um excelente dia!

Serviram de fonte:

Marcelo Jorge de Souza Leão Andradehttp://www.disturbiosdosono.net/index.shtml - CRM-SP 118.088 - Médico com Especialização em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Brasileira de Medicina do Sono - ABRASONO. Membership of the American Academy of Sleep Medicine- AASM

- Mediciina do Sonohttps://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=KtUzJZClq68

- Distúrbios do Sonohttp://www.disturbiosdosono.net/insonia.shtml


Querendo, veja mais sobre o tema:

TDAH e SRB - Síndrome do Respirador Bucal - e sua relação com os problemas de DRS - Distúrbios Respiratórios do Sono, potencializando o Transtorno
SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal e TDAH 

Por Dr. Marcio Iwaí




Nem sempre TDAH - Distúrbio do Sono 



(...) “Ao contrário dos adultos, que demonstram cansaço e fadiga no dia seguinte a uma noite mal dormida, as crianças com insônia ou que dormem mal, continuam alertas durante o dia, apresentam menos fadiga  do que os adultos, mas apresentam mais inquietação e desatenção.” A afirmação é da especialista do sono Sabine Scholle, do Hospital Robert Koch de Apola, na Turíngia-DE. (pág 170 e 171 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM de Marise Jalowitzki)

Por Sergio José Nunes (dentista do sono)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/10/nem-sempre-tdah-disturbio-do-sono.html




Entenda a associação entre déficit de atenção e
 distúrbio do sono - "O estudo abre a 
possibilidade de desenvolver tratamentos
para o transtorno sem o uso de medicamentos. 

TDAH e INSÔNIA - 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno, segundo um novo estudo

Marise Jalowitzki
09.novembro.2017

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/11/tdah-e-insonia-75-das-pessoas-com.html



Figura ilustrativa publicada no site do
Dr. Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade

Este post é uma transcrição de tópicos contidos nos links mencionados ao final (Acesse para ler na íntegra). Todos relacionados ao Distúrbio do Sono.

TDAH e Distúrbio do Sono - Complicações da Insônia

em 09.novembro.2017
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/11/tdah-e-disturbio-do-sono-complicacoes.html



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Especialista em Desenvolvimento Humano. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Póa-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.marisejalowitzki.blogspot.com.br

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM

Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade






Nenhum comentário:

Postar um comentário