domingo, 29 de outubro de 2017

TDAH - Óleo de Linhaça possui Ômega-3 e Ômega-6 e Ômega-9 - Saiba como tudo isto ajuda no equilíbrio de seu filhote



Óleo de linhaça, tudo de bom! Saiba como utilizar os benefícios do Ômega-3 tanto nos casos de deficit de atenção como hiperatividade



Uma mãe contata: "Olá Marise! Estou com uma dúvida. Vi que o óleo de linhaça tbm é fonte de ômega 6, que deveria ser evitado. Pode me ajudar a esclarecer??? Obrigada" 

Vamos lá!

Efetivamente, o óleo da semente de linhaça contêm Ômega-3, Ômega-6 e Ômega-9. 
Ômega-3 (ácido alfa-linoléico - ALA)
Ômega-6 (ácido linoléico)
Ômega-9 (ácido oléico)

Estes três Ômega estão presentes em alguns alimentos, especialmente em óleos - sendo o de linhaça o que mais se aproxima de nossas necessidades gerais. O organismo humano não consegue produzir estes ácidos graxos, por isso é que é tão importante cuidar da dieta alimentar para não gerar desequilíbrio, como vem acontecendo desastrosamente de algum tempo pra cá.   

Sempre que utilizados em grande quantidade, qualquer alimento é prejudicial. Isto todo mundo sabe, mas bem poucos seguem! Um desequilíbrio como o que está acontecendo atualmente - mais Ômega 6 que Ômega 3 em uma proporção espantosa, é a causa de  tanta hiperatividade, aumento da violência, doenças neurodegenerativas e doenças autoimunes, artrite, problemas coronários, dentre outros.

Nosso organismo precisa de todos! Enquanto o Ômega-6 é um pró-inflamatório (avisa quando o corpo está recebendo algo ruim, ou exagerado!), o Ômega-3 é um antiinflamatório e atua para restabelecer o estado saudável). O corpo humano, por não conseguir produzir espontaneamente, depende dos alimentos ricos nesses ácidos graxos, para poder transformá-los equilibradamente. Alimentos ricos em Ômega-3 (como linhaça, brócolis, todos os verde-escuros), quando ingeridos, produzem EPA e DHA (ácidos graxos poli-insaturados)

Entretanto, nossa dieta atual, baseada em alimentos industrializados, carnes, leite e farinhas, gera todo um descontrole energético, problema social que enfrentamos em muitos países. "A causa está na mesa!", diz o professor-doutor Juarez Calegaro, psiquiatra e nutrólogo. (Querendo, veja AQUI)

Ômega também está presente no peixe. Os óleos de peixe, por estarem altamente contaminados, são mais tóxicos que benéficos. Somente um óleo de peixe, no Brasil, possui a certificação internacional necessária! (Querendo, veja mais AQUI)


Assim, mamães Óleo de linhaça. tudo de bom, pois aumenta o foco e a concentração.
Mamães de filhotes com hiperatividade, podem, sim, ministrar Óleo de Linhaça, pelos benefícios do Ômega-3, e, pelo menos DIMINUIR (o mais drasticamente, melhor!) alimentos que contêm altas fontes de Ômega-6 (todos os alimentos processados) e substituir por uma dieta equilibrada. Saúde pura!


Tudo o que ingerimos influencia!! Entendimento necessário

Sempre que falamos em um suplemento (alimento funcional), com certeza temos de avaliar o quadro geral, ou seja, a dieta alimentar como um todo. De nada vai adiantar tomar uma cápsula de 1.000mg de óleo de linhaça para melhorar a concentração e foco, tanto em crianças como adultos, e, no restante do dia, ingerir alimentos industrializados, onde ocupam lugar de destaque os fastfood, salgadinhos, as bolachas, o mc-lanche-feliz, os refrigerantes, os donuts (bolachas com muitos corantes), os nuggets. embutidos (presunto, salsichas, etc.) e toda a sorte-azar de alimentação processada. 

A carne vermelha, frango, ovo, tudo está impregnado de Ômega-6, muito mais do que precisamos. Assim, embora produtos de origem animal possam ser ricos em Ômega-3 ( EPA e DHA), os benefícios estão potencialmente prejudicados, já que a alimentação dada hoje em dia aos animais são rações à base de grãos de soja e milho, o que transforma a carne em um "produto" potencialmente cheio de Ômega-6 (gorduras poli-insaturadas).

Além disso, a carne de frango e de porco são particularmente elevadas em níveis de Ômega 6. Tudo Ômega-6. Que, em excesso, causa hiperatividade, processos inflamatórios graves. Também as pipocas de micro ondas e as batatas fritas, por aquecer demasiado o óleo (800°C), desenvolvendo acrilamida... (Veja sobre os 10 piores alimentos: Aqui) Tem mãe até dando energético pro filho ficar "mais ligado", correndo o risco de ataque cardíaco! A farinha de trigo vira açúcar branco já na boca, aumentando a glicose no sangue e causando inflamações, segundo Julie Daniluk, autora de “As refeições que curam a inflamação”.  Dá aquele pico rápido e, logo após, nova “fome”... E, assim como a carne vermelha, entope artérias, inflama tecidos.


Já as nozes e sementes, mesmo tendo quantias elevadas de Ômega 6, são alimentos integrais, que têm abundância de benefícios para a saúde.



Qual o melhor óleo?

De todos os óleos,o óleo de linhaça é um dos alimentos da natureza mais ricos em Ômega 3 (cerca de 57%!). Então, vamos entender porque ele é um dos alimentos tidos como dos mais benéficos para pequenos e adultos, independente se diagnosticados ou não, por auxiliar a concentração, o foco; "clarear as ideias", como se diz popularmente, limpar o organismo, fazer fluir melhor o sangue. 




A linhaça é uma semente que deve ser ingerida cotidianamente, in natura, misturada a pães, bolos, biscoitos, em saladas, em substituição ao ovo, etc.. Duas colheres de sopa diariamente, equivalem a uma cápsula de 1.000mg. São inúmeros os usos. Entretanto, a maioria das pessoas prefere o uso do óleo, que é vendido em cápsulas, por ser mais prático.  Também funciona bem, lembrando de observar a origem. As cápsulas de óleo de linhaça são oferecidas em farmácias e lojas de produtos naturais em quantidades de 1.000mg (o que faz com que sejam demasiado grandes para uso infantil; assim, tem de fazer um furinho na cápsula gelatinosa e dar puro, com um pouco d'água após, ou colocar sobre o alimento, na hora da refeição). Uma cápsula/dia para crianças; uma cápsula, duas vezes ao dia, para adultos. Agora, pense bem: de que vai adiantar tomar uma "cápsula equilibradora" se todo o demais que ingerimos está em franco desequilíbrio?


A importância do equilíbrio em tudo que comemos

“A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 em nosso organismo é de 1:4 respectivamente. O óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite que a ação antioxidante seja muito mais eficaz comparada a outros óleos".
A dieta “tradicional-atual” do ser humano, constituída basicamente de lanches, carnes, biscoitos, fastfood, refrigerantes, álcool, etc.,  apresenta a 15 x mais Ômega-6, que Ômega-3! Lembre, o ideal é 1 de Ômega-3 para 4 de Ômega-6!! Está 1:15! Não é à toa que a humanidade está impregnada de inflamações e todo tipo de dessaúde!

Sei que muitas mães e pais não gostam de falar nisso - de mudar a dieta e hábitos alimentares -, pois representa ter de realizar toda uma rotina no dia a dia e hábitos que influenciam inclusive as visitas familiares e o viver socialmente, mas é a única forma de mudar tantas doenças crônicas.

Como diz o Dr. Maurício Garcia:

Todo país que come uma “dieta industrial” fica doente.
Como não poderia deixar de ser, a solução é sempre buscar uma alimentação mais natural.
Até porque se você for parar para observar, os alimentos mais ricos em ômega 3 são naturais, e os alimentos que causam essa sobrecarga de ômega 6 são todos processados ou industrializados.
Buscando uma alimentação mais natural, você sequer precisará pensar em algo como “poxa, preciso buscar um equilíbrio entre meus níveis de ômega 3 e ômega 6”.
Porque isso ocorrerá – sem trocadilhos – naturalmente!”


Fontes (em ordem alfabética):

- Mauricio Garcia - (CRM-RJ 52.69397-9) -  http://comeceaemagrecer.com.br/omega-6/

Outras Referências:

Uma mãe pergunta: Onde compra óleo de linhaça?
Particularmente, prefiro o de nossa farmácia de manipulação homeopática, pois é mais garantida a origem e pureza da cápsula. Mas tem em quase todas as farmácias (homeopáticas ou não) e lojas natureba.


Querendo, leia também:







Por Marise Jalowitzki e Tatiane Castro

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/10/omega-3-como-posso-dar-meu-filho.html


Leite de vaca, não! Leite materno, sim! E depois do desmame?  Os leites vegetais, que maravilha! Conheça algumas receitas aqui:










 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

Para adquirir e obter mais informações, veja no blog  (AQUI) ou encaminhe e-mail para:
marisejalowitzki@gmail.com  






Nenhum comentário:

Postar um comentário