terça-feira, 29 de março de 2016

TDAH e falta de concentração - Dicas para aumentar a concentração, incluindo os Florais de Bach

A presença, o interesse demonstrado, a aposta nos filhos, o elogio dos pais para com os filhos, também são ingredientes valiosíssimos!

Livro TDAH Crianças que Desafiam - Capítulo 13 - Relações Familiares e TDAH
Assim, se, por exemplo, pais costumam Dar discursos, os intermináveis “sermões” que os filhos tanto repudiam,  devem tentar hábitos mais positivos. Ainda que a indignação seja grande, tentar ser o mais direto e breve possível. Dizer pausadamente e deixar o tempo hábil para que a mensagem seja processada. Depois de algum tempo, perguntar: O que ficou do que eu disse? Leve em conta a resposta e processe. (pág. 174)



Por Marise Jalowitzki
29.março.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/tdah-e-falta-de-concentracao-dicas.html

Muitas pessoas pedem especificamente: Qual o Floral para...? É todo um conjunto de providencias e atitudes a serem revistas. É uma mudança de paradigma.
A presença física do pai e da mãe, o interesse demonstrado pelas ações e desafios porque passa o filho, a aposta neles, eles saberem que os pais os amam e admiram pelo que são, pelo que podem dar, o elogio dos pais para com os filhos, são ingredientes valiosíssimos! 

Assim, além desse lembrete inicial (que é pra vivenciar sempre), deixo várias dicas pontuais, certeiras e, claro, também os maravilhosos Florais de Bach.


Para aumentar a concentração há várias estratégias e providencias:

1) Alimentação
Somos o que comemos. Assim é de suma importância
- Evitar os industrializados o mais possível.
- Evitar farináceos, especialmente a farinha de trigo.
- Evitar o mais possível os refrigerantes e a carne vermelha (o que inclui embutidos como salsicha, presunto, etc.)
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Há vários artigos circulando por aqui que mostram as recomendações - inclusive de psiquiatras - e alternativas alimentares para substituir estes componentes tão usados em nossa dieta. Deixo alguns links:
Receitas para fazer leite vegetal em casa - Clique AQUI

Lembrando que todo o Capítulo 12 do Livro TDAH Crianças que Desafiam é destinado a informações sobre dietas para as queridas crianças com os sintomas-caracteristicas.
Informe-se AQUI
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- Usar o mais possível os leites vegetais, especialmente o leite de castanha do Pará, Caju, Nozes, Amendoim (certificado) são alimentos potencialmente indicados para aumentar a concentração - só triturar no liquidificador, coar e beber normalmente ou misturado ao cacau in natura. O que sobra no coador pode ser misturado em qualquer receita salgada ou doce, fica uma delícia e não desperdiça nada.
- Usar água de linhaça e a linhaça ativada (há publicações AQUI sobre isso). Este componente é um dos mais ricos em Ômega-3, que equilibra sobremaneira o cérebro e potencializa a concentração.
- Incentivar a tomar várias vezes ao dia muito líquido, preferencialmente água pura. A água, como sabemos, possui oxigenio que é o alimento mais potente para o cérebro. Criar o hábito de beber água seguidamente pode ser obtido deixando sempre uma embalagem que ele gosta mais (copo ou xícara) ao lado de onde está, mesmo quando joga no PC.
- Oferecer bastante fruta pra ele, que pode se tornar bem atrativa visualmente, usando alguns truques visuais. Colocar ao lado, sem dizer nada, para comer quando quer. As frutas cruas, in natura, junto aos verdes, possuem o açúcar natural que o nosso corpo precisa e é o 2º mais potente alimento (depois do oxigenio) que o cérebro precisa.
- Feijões, grão-de-bico, arroz integral.
- Pozinhos comprados em lojas natureba podem ser tomados puros, uma colherinha rasa de chá (adolescentes-adultos), meia colherinha rasa (crianças), preferencialmente pela manhã, em jejum, ou misturados aos alimentos (especialmente fácil se ele come granola com frutas, por exemplo, no desjejum "café-da-manhã") - São pequenos envelopes contendo ginseng, cacau, folha de mandioca, casca de laranja triturada.




2) Qualidade do sono

Este item é determinante para aumentar a concentração e reequilibrar todo o sistema nervoso. Enquanto adultos ficam sonolentos após uma noite mal dormida, crianças ficam "elétricas", e mais sujeitas a quedas e acidentes.
- Alimentação leve, ambiente sereno, sem filmes ou games que excitem.
- Umas duas horas antes da hora de dormir, pode ter um banhinho morno, massagem relaxante (há publicações aqui orientando)
- Evitar ter eletrônicos no quarto (mesmo quando desligados, continuam a emitir radiação, o que inquieta e desassossega)
- Eleger roupas de algodão (cuidar mesmo a linha da costura, que pode irritar sobremaneira) para o pijaminha,, lençóis e fronha.
- Pode ter música relaxante - sem vozes, só instrumental - ou a própria mãe pode cantarolar, preferencialmente letras infantis que falem em dormir bem.
Quarto com o menos de iluminação possível. Caso a criança tenha medo do escuro, uma luz de 20w, de cor azul, ajuda a relaxar.

Aprenda a massagem, AQUI


3) Na hora de realizar as tarefas (tema-de-casa)

- Deixar poucas coisas à mostra sobre a mesa de estudos, só o que é efetivamente necessário.
- Preferencialmente nenhum estímulo extra - visual ou auditivo, exceto música ambiente, caso ele curta.
- Estabelecer intervalos de 15 em 15 minutos. Neste período de intervalo, promover alguns alongamentos, tomar um copo d'água ou suco natural (não os de caixinha) com pouco ou nada de açúcar, abraçar muito e dar palavras de reforço e estímulo."Você está indo muito bem! Vamos lá, meu querido!"
- Colocá-lo o mais possível em ações táteis, coisas que ele ajuda a construir: a mãe pode recortar letras grandes, em cartolina branca, por exemplo e dar a ele para pintar as letras (vogais ou consoantes) com letras específicas (preferencialmente o amarelo ouro para as consoantes e o verde-bandeira para as vogais). Aprender continhas de matemática ao cuidar de um canteirinho de sementes (feijões, tomate) costuma ser um estímulo poderoso, por exemplo.
Colocar uma tira de papel (pode ser sulfite) de cor amarelo-ouro presa (pode ser com clips) no topo da página onde ele está cumprindo os exercícios. O amarelo-ouro ajuda a potencializar a concentração, ativa a atenção (este tom que coloquei nos subtítulos).
Usar as "janelas de estudo", que são fáceis de fazer e proporcionam "ver" apenas duas linhas. Faz com que a criança não se perca nas cópias e-ou leituras.

esta sugestão  peguei do blog www.mimundodept.blogspot.com 

4) Quadro de Acordos

Realizar o Quadro de Acordos com ele, ele ajudando a opinar e construir - Há orientações no artigo com este título. Tá tudo explicadinho AQUI: Quadro de Acordos - Tarefas, Perdas e Recompensas
 Pra fazer juntos, deixando ele opinar também.
Pra saber como falar firme, sem usar o "Não!", que, naturalmente, já cria resistencia, leia AQUI: TDAH - A força do Não!



5) Ter um pet



Ter um pet - um cachorrinho (filhote) como animal de estimação é o melhor, pelo companheirismo, preferencialmente os adotados, que, por já terem passado por sofrimento e exclusão, costumam ser bastante dóceis e servis. 
A concentração advém da autorregulação. 
Ele sendo responsável pela manutenção e cuidados com o cãozinho, vai obedecer a horários de alimentação, banho, passeio, diversão e sono, o que ajuda para que também, pela observação e convivencia, vá se conscientizando de seus deveres e direitos.




6) Chazinhos

Chazinhos são agradáveis de beber a qualquer hora, especialmente quando não são muito fortes. Chás como camomila, maracujá, erva-cidreira, ajudam a acalmar os ansiosos (e podem ser bebidos por todos antes de dormir), enquanto erva-mate, guaraná, alecrim, servem pra "por-pro-alto" sem excitar, no entanto. Se usar açúcar, procura comprar o demerara, ou o mascavo, que são os mais naturais. Procura preferencialmente os orgânicos.


7) Florais de Bach

Florais -  pode tomar mais doses-dia para o período de provas. E regularmente, 3 a 4 vezes ao dia, 3 a 5 gotinhas sublinguais. Como sempre, enfatizo o uso do Rescue Remedy como base (retira a ansiedade e o medo), diluído em água destilada - dura 15 dias e conserva em geladeira.
Os Florais específicos para concentração são:
-Wild Oat – especialmente para o período de provas
-  Larch – para aumentar a autoconfiança
- Clematis – para acabar com a indecisão
- Chestnut Bud - mantém a atenção, faz focar
- Chicory – autovalorização, reconhecer os seus acertos, não depender tanto da opinião dos outros
- Gentian – saber-se merecedor dos acertos. “Eu serei bem sucedido!”

Este artigo não intenta substituir os cuidados e atendimentos médicos. A orientação de um neuropediatra homeopata, de um terapeuta floral, de um psicopedagogo são sempre seguros. Ressalvando que a terapia psicológica é a primeira recomendação de intervenção.

Felicidades!

Bate-papo sobre Florais de Bach - Encontrando as melhores essências para seu filho


Essência Larch - dissolve o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso - e é um dos florais específicos para déficit de atenção.

Por Marise Jalowitzki
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/bate-papo-sobre-florais-de-bach.html


Uma avó deixou o seguinte recado sobre o uso de Florais em seu neto:

"Comecei há três meses dar florais para meu neto de 9 anos,depois de muitos tratamentos alopáticos sem sucesso.O problema é TDAH + Desatento,é pouco hiperativo e nada agressivo e apresentava tic nervoso(não parava de piscar os olhos) e também um hipotireoidismo subclinico que quando tratado com alopatia só apresentava pioras chegando a ter taquicardia. Ele toma os florais Cerato- Chestnut But- Larch- Walmut- Clematis e Mimulus,estou muito satisfeita com o resultado,o Tic desapareceu totalmente,está dormindo melhor,diminuiu a transpiração ....,e agora estou com esperanças que vai ajudar a melhorar a atenção,a memória e concentração,pois o rendimento escolar está piorando a cada ano e ele perdeu o interesse nos estudos depois de notas baixas e piadinhas dos colegas de classe e muita cobrança de todos.Acredito na eficácia dos florais e tenho certeza que ajudarão meu neto a vencer essa etapa.Grata.Débora."
O que comentei:
Que beleza, Debora! Persevera que tudo vai continuar dando super certo!! Para aumentar a concentração, dá uma olhadinha neste link: TDAH e falta de concentração - Dicas para aumentar a concentração, incluindo os Florais de Bach - Bjs -


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

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