sábado, 2 de julho de 2016

TDAH - Como criar um filho façam-por-mim



Se pais muito zelosos, desde cedo, impedem que um infante corra e caia, na tentativa de que ele não se machuque, ou não querem ver um joelho sangrando, na verdade não estão ajudando, acabam incutindo nele o medo, a insegurança e a acomodação. (Pág 154 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM  Foto: Anna Radchenko



Por Marise Jalowitzki

"Muitos pais têm planos para seus filhos, geralmente aqueles que foram os seus planos, os seus sonhos, que não conseguiram realizar, e agora torcem para que os filhos realizem. Todos os pais fazem planos para o futuro de seus filhos. Todos os pais desejam que seus filhos sejam felizes e que sofram o menos possível. Poucos são aqueles que, com o passar do tempo, entendem que o caminho de cada ser humano é único e será trilhado de acordo com suas possibilidades. É necessário que pais sinalizem caminhos do bem, que a escola sinalize, a sociedade sinalize, entretanto, sinalizar não significa obrigar a seguir.

A adolescência é, por excelência, a idade de sonhar. Por vezes, os pais se assustam com os sonhos mirabolantes de seus filhos e, na tentativa de evitar que ele se frustre logo adiante, vendo que seus sonhos não hão de ser realidade, tentam puxá-los para o chão. Isso só gera inconformidade e ressentimento contra a figura dos genitores. “Ele tem de começar a pensar como gente grande! Não é mais uma criancinha de colo!”, pensam os pais, mas é preciso deixá-los voar, pois isso reforça sua autoestima. E é justamente nesta idade que se definem os escritores, os romancistas, os atores, os bailarinos, cantores, músicos, poetas, artistas plásticos, os estilistas. O pensamento livre não pode assustar. Sonhar não significa fazer e, muitas vezes, só o fato de poder externar seus sonhos mégalos já sossega a alma e deixa o jovem sereno. 

Uma garota declara: 
“- Quero ser como a Beyoncé! Linda, charmosa, famosa! Adoro as roupas dela! Adoro ela” O pai, profissional da construção civil, diz: 
“- Menos, filha, menos!” A menina já diminui o sorriso, mas continua: 
“- Ela canta e dança bem, todo mundo gosta dela!” A mãe intervém: 
“- Ela é de outro mundo do nosso, filha!” A garota: 
“- Quem disse que eu não posso subir também?” O pai: 
“- Quem sabe você se matricula no curso de corte e costura aqui na ONG da comunidade, pra poder aprender a fazer vestidos.” A mãe completa: 
“- E, um dia, pode ser uma boa costureira e, assim, ficar mais perto de gente famosa!” A menina se levanta e sai, batendo a porta: 
“- Vocês não me entendem mesmo!” A tentativa dos pais em trazer dados da realidade dela apenas produziu uma revolta enorme na garota que estava, naquele momento, vendo-se no palco e não nos bastidores! Help! Quem pode ajudar da melhoria da comunicação de quem se ama e não se entende? Quem sabe onde fica o endereço da Escola para Pais? 

Como lembra Renato Russo, pais “...são crianças como você! O que você vai ser quando você crescer!” Deixar o filho sonhar não pode apavorar! Os sonhos possíveis vêm com o tempo. É o excesso de zelo, o cuidado para que o filho não se machuque, não se decepcione, não se frustre... e o filho achando que o pai tá só cortando o barato!




As tentativas, assim como o livre pensar, são de suma importância no desenvolvimento do adolescente. Importante deixar tentar, ainda correndo o risco de quebrar a cara. Se pais muito zelosos, desde cedo, impedem que um infante corra e caia, na tentativa de que ele não se machuque, ou não querem ver um joelho sangrando, na verdade não estão ajudando, acabam incutindo nele o medo, a insegurança e a acomodação, o “façam por mim”."  (Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM - págs. 153-154) 





 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário