quarta-feira, 23 de maio de 2018

Ortodontia Miofuncional e TDAH



Por Marcio Iwaí 

O que é Ortodontia Miofuncional??
É uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua. Além disto, direciona o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e auxilia no alinhamento e nivelamento dos dentes em pacientes de todas as idades.

Esses maus hábitos se originam desde a posição incorreta na amamentação ou não amamentação da criança, uso de mamadeiras , chupetas e chupar dedo são os principais e daí se originam o crescimento incorreto do crânio ,mal posicionamento dos dentes e respirar pela boca que é o pior de todos.


O que isso tem a ver com o TDAH???


O ato de respirar pela boca durante o dia, noite ou os dois, pode gerar diversos comprometimentos na saúde e desenvolvimento do indivíduo.


Respirar certo é inspirar e expirar pelo nariz onde o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Quando respiramos pela boca o ar entra frio, sujo e seco e isso pode acarretar diversos problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite, asma e comprometer glândulas de defesa como adenóides e amigdalas. Não recomendo remover as adenóides e amigdalas e sim tratar a causa deles estarem hipertróficos que provoca a respiração oral.


Mas, o mais importante é que, ao respirar pelo nariz, há um ganho de até 30% de oxigenação a mais do que pela boca. 
Cérebro devidamente oxigenado proporciona mais atenção, mais concentração, mais discernimento. Consequentemente, menos agitação, menos desatenção,  menos incidentes e acidentes.


Isso se deve a uma molécula chamada óxido nítrico que nosso organismo produz e é encontrada em grande quantidade na região paranasal. Ela tem ação bactericida e antiviral, broncodilatadora, vasodilatadora e está relacionada com a concentração, memória e até depressão.
Quem respira pela boca no sono ( dorme de boca aberta, ronca, range ou se mexe muito na cama) tem uma qualidade de sono ruim. A maioria das mães acham que o filho dorme bem, porém e peço que olhem com mais atenção e se necessário filmem. Dormir as horas necessárias não quer dizer que durma bem. Por isso, observar se fala durante o sono, se mexe, range os dentes, etc., são tudo sinais de sono de má qualidade.







A criança que respira pela boca pode dar sinais de hiperatividade, pois ela briga contra o sono, ou pode ser aquela sonolenta durante o dia, o que afeta na concentração. Terá dificuldade na fala, ouvir errado e consequentemente escrever errado por falta de oxigenação cerebral.

Alterações no crescimento dos ossos da face e suas musculaturas, tórax e posturais também são comuns.


Então, mães e pais, fiquem atentos, pois isso tem tratamento. Porém, infelizmente, são poucos os profissionais que realizam esse tratamento no país. 


É possível que vocês perguntem para 10 dentistas e os 10 não saberem do que se trata. Imaginem o médico que diagnosticou seu filho? Procurem o profissional abalizado. 
 A Ortodontia Miofuncional promove esta melhoria na qualidade da respiração.





 




Márcio Iwaí é cirurgião dentista, com curso avançado em Ortodontia Miofuncional
Rua João de Deus, 476
Tel 3591-8538 - Osasco - SP





Nota de Marise:
Nos comentários lá no Grupo (fechado) no Facebook, muitas mães solicitaram ao Márcio que indicasse colegas seus, que também possuem a especialização em Ortodontia Miofuncional. Tomei nota de algumas dessas recomendações e transcrevo a seguir. Demais informações, para outras localidades, neste link: myobrace.com

CEARÁ
Fortaleza
Dra Revia Herculano 85 32642022

GOIÁS
Goiania
Dr Antônio Tavares Bueno 62 39543965

MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande
Dra Luciana Duran Cruz Perez 67 33833407

MINAS GERAIS
Belo Horizonte
Dra Janaina de Almeida 31 34737192

PARANÁ
Cascavel
Dra Ana Paula Oro 45 32244615

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro - Capital
Dra Hercilia Souza 21 22560377

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre
Dra Maria Adelaide Burzlaff 51 32262742

SANTA CATARINA
Florianópolis
Dra Carolina Meurer 48 32362485 Florianópolis

SÃO PAULO
Osasco
Dr. Márcio Iwaí - 119856922222 ou 1135918538

São José dos Campos
Dra Neusa Vieira Galvão Pulga 12 39424222


SERGIPE
Aracaju
Dr. Paulo Soares - Endereço: R. Tênisson Ribeiro, 530 - Salgado Filho, Aracaju - SE, 49020-370
Horário: Aberto  Fecha às 18:00
Telefone: (79) 3043-3043 

TOCANTINS

Dra Anyelle Freitas 6332258218


Mais sobre o tema:
TDAH e Respiração - Quando a língua não se posiciona corretamente no céu da boca a respiração acontece pela boca - 70% dos diagnosticados com TDAH são respiradores bucais.

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/05/tdah-sono-e-respiracao-disturbios-do.html



E mais:


SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal e TDAH 



QUERENDO, LEIA TAMBÉM (clique no título):

Nenhum comentário:

Postar um comentário